Você conhece a receita do Nhoque da Fortuna? A tradição é feita nos dias 29 de cada mês e tem como intuito atrair dinheiro. O ritual é simples: ao se servir do nhoque, coloque uma quantia de dinheiro embaixo do prato e consuma as sete primeiras bolinhas com pensamento positivo. Há quem acredite que manter esse dinheiro junto a si até o próximo dia 29 garante ainda mais fartura.


A HISTÓRIA DO NHOQUE DA FORTUNA

Tanto preparo e tanta tradição, você sabe por quê? Acredita-se que São Pantaleão, médico mártir conhecido por realizar curas milagrosas, em um dia 29 de dezembro, perambulava por um pequeno vilarejo italiano, trajado como um andarilho.

Com fome, Pantaleão bateu à porta de uma família, procurando por aquele que tivesse a bondade em lhe ofertar um prato de comida. A porta que se abriu habitava um casal muito simples, e que mesmo com pouco e um tanto quanto desconfiados, convidaram o médico para entrar e sentar-se à mesa com eles.

A família, mesmo vivendo em situação de miséria, possuía apenas uma pequena quantidade de nhoque disponível, e a dividiu em porções iguais para os três: isso daria sete bolinhas de nhoque para cada um.

São Pantaleão se alimentou, agradeceu e deixou a casa. O casal, após a pobre refeição, ao retirar os pratos da mesa, viu que debaixo do prato do santo haviam várias moedas de ouro.

A partir dessa história, acredita-se que todo dia 29, tradicionalmente, seria dia de fazer a simpatia do Nhoque da Fortuna. No entanto, considerando que o santo visitou o casal no mês de dezembro, esse seria o mês mais indicado para repetir o ritual.

Massas Andreani